Ernest e Celestine é uma animação francesa de 2012. O filme é tão doce e meigo que consegue arrebatar o coração de qualquer pessoa, independente da idade. A temática é belíssima: AMIZADE!
Essa animação conta a história de Celestine uma ratinha que está estudando para ser dentista e de Ernest um urso que trabalha cantando e tocando (um artista de rua) tentando ganhar um dinheirinho para comer. Os dois vivem numa sociedade estratificada e cheia de precoceitos (não muito diferente da nossa ne?), os ursos vivem em cima e os ratos vivem embaixo, essas duas classes não se comunicam e não se gostam.
Nunca no cinema um abraço me arrancou lágrimas de felicidade como o abraço de Ernest e Celestine, não sei o que passou pela minha cabeça, mas me lembrou aqueles abraços apertados que damos em um amigo que não vemos há muito tempo. Me lembrou a pureza de uma amizade sem interesses. Me lembrou do conforto de um abraço.
Só esses motivos já seriam sufientes para recomendar esse filme, mas a arte da animação é outro ponto forte, são desenhos feitos a mão com aquarela, eles vão nos levando aos dois mundos: o dos ratos e dos ursos. Vão nos levando pelas estações do ano e ficamos extasiados quando vemos os traços das diversas flores e o colorido da primavera. É algo lindo!O próprio enredo já tem uma pegada artística já que Celestine gosta de pintar e Ernest de tocar. Não pela técnica, mas pela história esse filme me lembrou um desenho que assistia na minha infância: O Pequeno Urso. Se você gosta de animação separe 80 minutinhos para ver essa aqui. Ernest e Celestine concorreu ao Oscar com Frozen, Meu Malvado Favorito 2, Os Croods...é uma animação que merece ser vista. É um contorno de felicidades.