XVIII Feira Japonesa do Recife


Às 10hrs30 da manhã de hoje (23), A Rua do Bom Jesus estava arrumada para receber os admiradores da Feira Japonesa em Recife. O calor pareceu não impedir ninguém de se fantasiar apropriadamente para o evento, o qual contou com exposições da cultura do povo japonês, lindos trabalhos com origami e comida típica do Japão, Coréia e Tailândia. 

O Colherada marcou presença no evento, onde aprendemos sobre o Dia do Menino, o qual é comemorado hasteando birutas em forma de carpa e antigamente representava o que nós chamamos hoje de Dia das Crianças. E o Festival de Bonecas representa o Dia da Menina, pois as bonecas são conhecidas por afastar maus espíritos enquanto a carpa demonstra o crescimento saudável dos meninos. Além disso, descobrimos sobre a bolsa de estudos MEXT e que há a possibilidade de estudar tecnologia através do Ciência Sem Fronteiras. Quem tiver interesse de passar um tempo no Japão, ambas soam como excelentes oportunidades. 

Vimos lindas maquetes dos templos mais visitados do Japão e, no palco, as atrações eram constantes. A única coisa que deixou a desejar foi o nível de interação com os passantes. O estande de massagem pareceu fazer um grande sucesso, mas, fora isso, aqueles que queriam se envolver com o que estava sendo mostrado não conseguiam - demonstrações de como fazer origamis seriam bem recebidas e os tutores poderiam até cobrar um valor mínimo para que a pessoa levasse o origami criado por elas para casa.

Ficheiro:Koinobori4797.jpg 
O colherada Nerd resolveu abordar uma cosplayer presente no evento para falar um pouco sobre o clima do evento;

Colherada Nerd: Oi, como é o seu nome?

- Kironi. Mas é nome mesmo, viu?

CN: Essa é a primeira vez que você vem pra cá?

- Eu venho desde 2005.

CN: E essa fantasia? Gosta muito de jogar?

- Oh, e Street Fighter. Eu queria ser a Viper, mas o cabelo é difícil, ai não rola. Dai fiz esse.

CN: Você mesmo que fez?

- Sim, eu sou cosmaker. Agora a Chun-li eu gosto, mas eu não tenho os "cochões" né.

CN: É dificil alguém ter daquele tamanho. E o que mais você gosta na cultura japonesa?

- Tudo. Eu gosto muito da literatura, do anime, do mangá. Adoro a cultura em si. gosto do samurai,
das gueixas (que são os mais clássicos), do teatro Kabuki, festival de tambores. Também tem um mesmo que é bem excêntrico que é o festival da vitalidade.

CN:  E desde 2005 você sempre vem de cosplay?

- Venho sim.

CN:  E para os eventos que tem aqui em recife?

- Vou sim. Eu fui pro Anime Recife e Supercon. Na Supercon eu estava de Malévola. Gosto muito! Sempre vou de cosplay.

CN: Obrigada. Foi ótimo.

                                                              (Kironi como Sakura)

Pudemos desfrutar de uma tarde de domingo agradabilíssima no ótimo clima japonês que pairou sobre a praça do Arsenal, no Recife Antigo. A cultura japonesa é uma das mais belas e deve ser apreciada pelo público.

Para você que não pôde comparecer, fique ligado! De 02 a 13 de Dezembro a Caixa Cultural estará expondo uma mostra com 3 grandes monstros do cinema Japonês (O universo de Miyazaki/Otomo/Kon).


Fique com algumas imagens da Feira Japonesa:


















Matéria feita em conjunto por: Paula Paixão, Eduarda Black, Camila Peres e Éber Pimenta.