JK Rowling conta história de Dolores Umbridge

      

         Essa semana, os fãs de Harry Potter tiveram a felicidade de descobrir que JK Rowling tinha um presente de Halloween para nós. Nessa manhã de sexta-feira, o site interativo da série de filmes e livros, Pottermore.com, foi atualizado com uma nova história escrita pela autora. Confira o background de uma das personagens mais odiadas do mundo mágico, Dolores Umbridge:

        Dolores Jane Umbridge era a filha mais velha e única de Orford Umbridge, um bruxo, e Ellen Cracknell, uma trouxa, que também tinha um filho aborto. Os pais de Dolores não tinham um casamento feliz e Dolores secretamente detestava os dois: Orford por sua falta de ambição (ele nunca havia sido promovido e trabalhava no Departamento de Manutenção de Mágica no Ministério da Magia) e sua mãe, Ellen, por sua leviandade, falta de organização e linhagem trouxa. Tanto Orford quanto Umbridge culpavam Ellen pela falta de habilidades mágicas de seu irmão mais novo, resultando que quando Umbridge tinha quinze anos, a família dividiu-se; Orford e Dolores permaneceram juntos e Ellen sumiu de volta no mundo trouxa com seu filho. Dolores nunca mais viu a mãe ou o irmão novamente, nunca mais falou deles e dizia para todos que ela conhecia que ela era sangue-puro.

      Uma bruxa realizada, Dolores entrou para o Ministério da Magia logo após ter saído de Hogwarts, trabalhando como estagiária no Escritório de Uso Impróprio de Magia. Mesmo só tendo dezessete anos, Dolores era julgadora, preconceituosa e tinha a crueldade e discrição de alguém que roubava o crédito do trabalho de outra pessoa, logo ganhando uma promoção. Antes dos trinta anos de idade, Dolores já tinha sido promovida para Chefe do Escritório e isso era um passo curto para uma posição na gerência do Departamento Mágico de Aplicação de Leis. Àquela altura, ela havia persuadido seu pai a se aposentar e após fazer uma pequena poupança, ela garantiu que ele lentamente sumiria de vista. Quando ela era perguntada (normalmente pelos seus colegas de trabalho que não gostavam dela) ‘você é parente daquele Umbridge que costumava passar pano de chão aqui?’, ela dava seu sorriso mais doce, ria e negava qualquer conexão com ele, clamando que seu falecido pai era um distinto membro de Wizengamot. Coisas horríveis tendiam a acontecer com pessoas que perguntavam sobre Orford ou qualquer coisa sobre a qual Dolores não queria falar e as pessoas que queriam permanecer no lado bom dele fingiam acreditar nessa versão.

Apesar de seus maiores esforços para assegurar as afeições de um de seus superiores (ela nunca se interessou em qualquer um deles, mas sabia que seu próprio status e segurança seria avançado se ela tivesse um marido poderoso), Dolores nunca obteve sucesso. Mesmo ele valorizando seu trabalho pesado e ambição, aqueles que a conheciam melhor achavam difícil gostar dela. Após um drink, Dolores sempre acabava soltando várias visões desagradáveis e mesmo aqueles que eram anti-trouxas ficavam chocados com as sugestões de Dolores, por trás de portas fechadas, do tratamento que a comunidade não-mágica merecia.

           Ao que ela se tornava mais velha e mais difícil, e subiu mais e mais alto no Ministério, o gosto de Dolores por pequenos acessórios femininos se tornava mais e mais pronunciado; o escritório dela se tornou um local cheio de babados e ornamentos vistosos e ela gostava de qualquer coisa decorada com gatinhos (mas achava gatos de verdade muito bagunceiros). Conforme o Ministro da Magia Cornélio Fudge se tornava cada vez mais ansioso e paranoico sobre Alvo Dumbledore ter ambições para substituí-lo, Dolores deu um jeito de fazer seu caminho até o coração do poder, alimentando tanto a avareza quanto os medos de Fudge, apresentando-se como alguém em quem ele podia confiar. 

          Dolores sendo apontada como Inquisidora de Hogwarts lhe deu, pela primeira vez em sua vida, total alcance para seus preconceitos e crueldade. Ela não havia gostado de seu tempo na escola, onde ela foi ignorada para qualquer posição de responsabilidade, então ela apreciava a chance de voltar e usar seu poder sobre aqueles que não haviam (em seu ver) lhe dado seu dever.

         Dolores tinha muita fobia de animais que não são humanos. Seu desgosto em relação ao meio-gigante Hagrid e seu horror por centauros revelam seu medo do desconhecido e do selvagem. Ela é uma pessoa imensamente controladora e todos aqueles que desafiarem sua autoridade e visão do mundo devem, na opinião dela, ser punidos. Ela ativamente se diverte subjugando e humilhando os outros e, com exceção de suas alianças declaradas, não tem muita diferença entre ela e Belatriz Lestrange.

           A estadia de Dolores em Hogwarts acabou em desastre, pois ela exagerou na tarefa que Fudge havia lhe dado, indo além dos limites de sua própria autoridade, carregada por um senso fanático de propósito próprio. Abatida, mas sem arrependimentos após o fim catastrófico de sua carreira em Hogwarts, ela retornou ao Ministério, o qual havia sido atirado dentro de um furacão devido ao retorno de Lorde Voldemort.

           Na troca de regime que seguiu a resignação forçada de Fudge, Dolores conseguiu voltar a sua posição antiga no Ministério. O novo ministro, Rufo Scrimgeour, tinha problemas mais imediatos do que Dolores Umbridge. Scrimgeour foi punido por ter deixado isso passar, pois o fato de que o Ministério não havia punido Dolores pelos seus inúmeros abusos de poder parecia, para Harry Potter, revelar a complacência e falta de cuidado do Ministério. Harry considerava a posição de Dolores e a falta de repercussão de seu comportamento em Hogwarts um sinal da corrupção do Ministério e se recusava a cooperar com o novo Ministro por causa disso (Dolores é a única pessoa, além de Voldemort, que deixou uma cicatriz permanente em Harry ao tê-lo forçado a cortar as palavras “Não devo contar mentiras” no dorso de sua mão durante detenção).

          Dolores logo estava curtindo a vida no Ministério mais do que nunca. Quando o Ministério foi dominado pelo fantoche de Pius Thicknesse e infiltrado pelos seguidores do Lorde das Trevas, Dolores estava, finalmente, em seu elemento. Corretamente julgada pelo Comensais da Morte como alguém que tem mais afinidade com eles do que com Dumbledore, ela não apenas manteve seu posto no qual foi dada extra autoridade, se tornando Chefe da Comissão de Registro dos Nascido-Trouxas, o que era na verdade uma falsa corte que emprisionava todos os nascido-trouxas com o argumento de que eles haviam “roubado” suas varinhas e sua mágica.

         Foi enquanto ela julgava outra mulher inocente que Harry Potter finalmente atacou Dolores bem no coração do Ministério e roubou a Horcruxe que ela estava usando sem saber.

          Com a queda de Voldemort, Dolores foi posta em julgamento por sua cooperação entusiasmada com o regime dele e foi condenada pela tortura, prisão e morte de várias pessoas (alguns dos nascido-trouxas que ela mandou para Azkaban não sobreviveram).


Aniversário: 26 de Agosto
Varinha: Bétula e coração de dragão, oito centímetros de comprimento
Casa de Hogwarts: Sonserina
Habilidades especiais: Sua pena de punição foi uma invenção própria
Parentes: Mãe trouxa, pai bruxo
Família: Não é casada, não tem filhos
Hobbies: Coleciona pratos com ornamentos de gatos, inventa instrumentos de tortura, adiciona babados em tecidos

texto traduzido e adaptado do pottermore.com